O que é Spyware? Tudo o que você precisa saber

É normal ver anúncios pop-up enquanto navega na rede, certo? O que muitas pessoas não percebem é que esses anúncios podem ter entrado em seus computadores por meio de spyware.

No momento em que você descobrir o que está por trás dos anúncios, os pop-ups de spyware podem ter ficado tão ruins que sua única opção é reconfigurar completamente o seu computador e apenas torcer para que os pop-ups não voltem. E, se o seu único mecanismo para lutar contra essa praga for a esperança, os anúncios pop-up retornarão.

O que é exatamente spyware?

Spyware é um tipo de software que chega ao seu computador e é geralmente usado para coletar suas informações pessoais e enviar anúncios a você, normalmente na forma de um anúncio pop-up. O software spyware também pode alterar a configuração do computador, assim como muitas outras coisas potencialmente prejudiciais. Mesmo que o termo spyware possa sugerir que o software está simplesmente monitorando a ação de uma maneira secreta, a finalidade desse software geralmente vai muito além disso.

Spyware é um tipo de software que chega ao seu computador e é geralmente usado para coletar suas informações pessoais e enviar anúncios a você, normalmente na forma de um anúncio pop-up.

A parte responsável pela criação e distribuição do spyware geralmente está lucrando muito com a propaganda direcionada ou com a venda de suas informações pessoais. Quando o esse software está em um computador, geralmente fica oculto do usuário. Em 2005, um estudo realizado pela AOL e pela National Cyber-Security Alliance mostrou que 61% dos computadores dos usuários estavam infectados. De todos esses usuários, 92% deles não sabiam que seus computadores estavam infectados. 91% dos usuários afirmaram não ter concedido permissão para a instalação do software.

Desde então, esse tipo de software tornou-se cada vez mais sofisticado e, muitas vezes, impossível de ser detectado no computador do usuário. Pior ainda, uma vez detectado, algum spyware é impossível de ser removido. 

Diferença entre Spyware e Adware

Os termos spyware e adware são freqüentemente usados ​​como sinônimos. Ambos os termos são usados ​​para descrever software que pode exibir anúncios. No entanto, há uma grande diferença entre os dois: o spyware chega ao computador do usuário por meios ilícitos.
Com o adware, o usuário concorda em ter o programa de adware instalado em troca de outra coisa.

Por exemplo, o programa Eudora permitirá que os usuários acessem o shareware gratuitamente, mas eles devem concordar em receber anúncios. A palavra-chave aqui é “concordar”. O adware não tenta enganar os usuários e é oferecido em troca de um serviço. Um exemplo de adware inclui o programa de compartilhamento de arquivos Eudora. Em vez de pedir aos usuários que paguem uma taxa de registro, ele pede que eles concordem em receber anúncios.

Por outro lado, o software Gator é um tipo de spyware. Quando os usuários visitam determinados sites, o spyware é instalado no computador dos usuários por meio de algum tipo de maneira enganosa. A empresa por trás do Gator, bem como o site onde o ele foi instalado, receberão receita.

Compartilhar:

Veja também:

Deixe o seu comentário:

Picture of Hércules Santiago

Hércules Santiago

Sempre tive a internet como uma das maiores fontes de informação, mas como alguns assuntos eram bem difíceis de encontrar informações de qualidade, resolvi criar um local para reunir diversas dicas e tutoriais de tecnologia para ajudar pessoas comuns se tornarem verdadeiros mestres, foi aí que nasceu o Mestres da Informática.