Adeus Cortana! Depois do Windows 11, agora a Cortana para de funcionar no Windows 10

A Microsoft acaba de lançar uma recente atualização no Release Preview Channel, que desabilita a funcionalidade da Cortana no Windows 10.

A Microsoft acaba de lançar uma recente atualização no Release Preview Channel, que desabilita a funcionalidade da Cortana no Windows 10. Esta modificação emerge em sequência à descontinuação do assistente digital por parte do fabricante do software no Windows 11, devido a seu forte investimento no Windows Copilot, Microsoft 365 Copiloto, Bing Chat e outras inovações.

Quando a Microsoft encerrou o suporte ao Windows 10 Mobile, muitos presumiram que a Cortana seria imediatamente eliminada. Contudo, a Microsoft surpreendeu ao anunciar a abertura do acesso à assistente para dispositivos de terceiros, promovendo assim a concorrência com a Amazon Alexa no Windows 10. Posteriormente, a Microsoft divulgou uma atualização de inteligência artificial voltada à conversação da Cortana, a qual foi percebida como um substancial aprimoramento ao seu assistente.

Após um período de significativas reestruturações internas, a Assistente enfim deixou de receber recursos no Windows 10. A última atualização da Cortana ocorreu em 2020, tornando-se o assistente digital da era do Windows Phone obsoleto no sistema operacional Windows, especialmente com a chegada do Windows 11. Logo a baixo segue um vídeo comentando um pouco mais sobre essa notícia:

A Microsoft há tempos defendeu a Cortana como um “agente inteligente” criado para gerir tarefas e afazeres pessoais. Entretanto, conforme a empresa adotou a inteligência artificial e reconheceu os desafios de competir com a Amazon Alexa e a Siri em domínios de assistentes residenciais inteligentes, a perspectiva da Microsoft em relação à assistente se alterou.

Cortana: onde tudo começou

image 4
Microsoft kills Cortana in Windows as it focuses on next-gen AI | Fonte da imagem: techcrunch.com

O lançamento da assistente virtual foi repleto de expectativas e entusiasmo. Os usuários do Windows 10 foram apresentados a uma nova maneira de realizar tarefas cotidianas, desde a definição de lembretes e alarmes até a busca por informações na web.

A inteligência artificial por trás da Cortana permitiu que ela compreendesse comandos de voz e respondesse a perguntas de maneira natural, como se estivéssemos conversando com um amigo. Sua capacidade de aprendizado contínuo também impressionou, à medida que se adaptava ao usuário e suas preferências ao longo do tempo.

O lançamento da Cortana marcou o início de uma nova era na interação homem-máquina. Sua presença nas nossas vidas digitais trouxe conveniência e agilidade, transformando a forma como utilizamos nossos dispositivos tecnológicos.

Hoje, olhamos para trás com gratidão pelo lançamento da Cortana e pelas inovações que ela trouxe. Embora seu percurso tenha tido altos e baixos, sua contribuição para o mundo da tecnologia e da inteligência artificial permanece inegável. A assistente deixou uma marca indelével, abrindo caminho para futuros avanços e mostrando o poder da criatividade humana quando combinada com a inovação tecnológica.

Cortana no Windows 10: Fim de uma Era

Cortana no Windows 10: Fim de uma Era
A funcionalidade da Cortana é desativada no Windows 10 | Fonte da imagem: WindowsLatest.com

A mais recente atualização do Windows 11 pôs fim à funcionalidade da Cortana, e a recente atualização do Windows 10 também suprimiu o assistente digital.

Como primeiramente identificado pelo Windows Latest, a versão 4.2308.1005.0 da Cortana encerra o suporte à aplicação no Windows 10.

Ao abrir a aplicação, o usuário depara-se com uma nova mensagem informando que a Cortana foi depreciada. A Microsoft disponibiliza a opção de encerrar a aplicação ou clicar no botão “Saiba mais” para compreender a transição rumo ao Windows Copilot e à IA.

O botão “Saiba mais” direciona para um documento intitulado “Fim do suporte à Cortana no Windows” em Microsoft.com.

No contexto do Windows 11, a Cortana torna-se desnecessária, visto que a Microsoft incorporou a IA a desktops, Microsoft 365, Edge e ao mecanismo de busca. Entretanto, a Microsoft não oferece uma alternativa direta à assistente no Windows 10, dada a cessação do desenvolvimento de novos recursos para esse sistema operacional.

No documento de suporte, a Microsoft recorda que o sistema operacional, incluindo o Windows 10, já dispõe de funcionalidades para substituir o assistente digital.

Embora seja incerto quantos usuários tenham explorado as habilidades inovadoras da Cortana, como a configuração de lembretes, alarmes e a criação de notas, certas funcionalidades, como abrir uma página da web, continuam acessíveis por meio do Bing Copilot no Microsoft Edge. Para a redação de e-mails, a integração AI do Outlook desenvolvida pelo Microsoft 365 Copilot é uma alternativa para a realização da tarefa.

Para aqueles que apreciam a assistente ou sentem sua falta, é importante lembrar que a aposentada assistente continuará presente em outros serviços da Microsoft, sendo possível sua utilização no Microsoft Teams, Microsoft Outlook e aplicativos móveis correlatos.

Veja também:

Compartilhar:

Veja também:

Deixe o seu comentário:

Picture of Hércules Santiago

Hércules Santiago

Sempre tive a internet como uma das maiores fontes de informação, mas como alguns assuntos eram bem difíceis de encontrar informações de qualidade, resolvi criar um local para reunir diversas dicas e tutoriais de tecnologia para ajudar pessoas comuns se tornarem verdadeiros mestres, foi aí que nasceu o Mestres da Informática.